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Planejamento na Educação Física Escolar para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I: Um Caminho para o Desenvolvimento Integral do Aluno

Autor: Claudinei Ferreira Costa

Resumo
Este artigo aborda a importância do planejamento na Educação Física Escolar, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. O planejamento adequado nesse contexto não apenas contribui para o desenvolvimento físico das crianças, mas também promove aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Exploraremos estratégias e diretrizes para o planejamento eficaz, destacando a integração de atividades lúdicas, o alinhamento com os objetivos educacionais e a consideração das necessidades individuais dos alunos.

Abstract

This article addresses the importance of planning in School Physical Education, especially in the initial grades of Elementary School I. Proper planning in this context not only contributes to the physical development of children, but also promotes cognitive, social and emotional aspects. We will explore strategies and guidelines for effective planning, highlighting the integration of play activities, alignment with educational goals, and consideration of individual student needs.

Palavras-chave

Educação Física, Planejamento, Educação Integral, Protagonismo

(Keywords)

Physical Education, Planning, Comprehensive Education, Protagonism

Introdução

A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, o planejamento cuidadoso das atividades é essencial para criar experiências educacionais enriquecedoras. Este artigo busca explorar as práticas recomendadas para o planejamento eficaz na Educação Física Escolar, enfatizando a importância desse componente no contexto educacional.

Revisão da Literatura

Revisões anteriores destacam a relevância da Educação Física na infância, evidenciando sua contribuição para o desenvolvimento motor, habilidades sociais, cognitivas e emocionais. A literatura também ressalta a necessidade de um planejamento estruturado, que considere a diversidade de habilidades e interesses das crianças.
A BNCC orienta que:
Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas
devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (con-
siderando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e
valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a
mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores
para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno
exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das
competências oferece referências para o fortalecimento de ações
que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.

Mattos e Neira dizem que:
A ênfase recai na reflexão sobre as produções humanas que envolvem o movimento. Se antes o currículo privilegiava os esportes, hoje o leque se abre para uma infinidade de manifestações, da dança à luta, das brincadeiras tradicionais aos esportes radicais.

movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas.

Segundo Vygotsky, há uma ‘zona de desenvolvimento proximal’, que se refere à distância entre o nível de desenvolvimento atual – determinado através da solução de problemas pela criança, sem ajuda de alguém mais experiente – e o nível potencial de desenvolvimento – medido através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com crianças mais experientes.”

Desta forma, “a brincadeira fornece, pois, ampla estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real.

Metodologia

O planejamento na Educação Física para as séries iniciais deve começar com a compreensão dos objetivos educacionais e das diretrizes curriculares. Os educadores devem considerar as capacidades motoras das crianças em cada estágio do desenvolvimento e integrar atividades que promovam a coordenação, equilíbrio e consciência corporal.

Estratégias para o Planejamento Eficiente

  • Incorporação de Atividades Lúdicas: Atividades lúdicas são essenciais para envolver as crianças de maneira divertida e educativa. Jogos, brincadeiras e atividades recreativas contribuem para o aprendizado de habilidades motoras e sociais.
  • Alinhamento com Objetivos Educacionais: O planejamento deve ser alinhado com os objetivos educacionais da instituição. Isso implica a integração de conteúdos que promovam não apenas a aptidão física, mas também valores como cooperação, respeito e responsabilidade.
  • Consideração das Necessidades Individuais: Cada criança é única, com habilidades e interesses distintos. O planejamento deve levar em conta a diversidade, proporcionando atividades que atendam às necessidades individuais e promovam a inclusão.

Resultados e Discussão

O planejamento eficiente na Educação Física Escolar para as séries iniciais resulta em um ambiente de aprendizado estimulante. As crianças desenvolvem habilidades motoras, aprendem a importância da atividade física e vivenciam experiências que contribuem para o desenvolvimento social e emocional.

Conclusão

Este artigo destaca a importância do planejamento na Educação Física Escolar para as séries iniciais do Ensino Fundamental I. O planejamento eficaz não apenas promove o desenvolvimento físico, mas também contribui para a formação integral do aluno. Educadores são encorajados a adotar estratégias que integrem atividades lúdicas, estejam alinhadas com objetivos educacionais e atendam às necessidades individuais, proporcionando assim uma base sólida para o crescimento e aprendizado das crianças.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

COSTA, Claudinei Ferreira. At Al. Educação Física: pesquisas e reflexões. Campo Grande, Vez e Voz, 2019.

GALLAHUE, D. L., & OZMUN, J. C. (2015). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos (7ª ed.). São Paulo, McGraw Hill Education, 2013;

MATTOS, Mauro Gomes. NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. São Paulo, Plêiade, 1998.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Trad. M. Resende, Lisboa, Antídoto, 1979. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1984.

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