portal do gestor

Gente, Gestão e Escola
O Conflito Entre Israel e Palestina Persiste Há Mais De 70 anos, Combinando Questões Políticas e Religiosas e Resultando em Milhares de Vítimas em Ambos os Lados

Em 1947, a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para criar dois estados, um judeu e um árabe, não foi aceita pelos árabes, que alegaram a distribuição desigual de recursos. Posteriormente, em 1948, o estado de Israel foi estabelecido, provocando uma revolta por parte dos palestinos e desencadeando a Guerra árabe-israelense.

Ao longo dos anos, a tensão persistiu, marcada por eventos como a ocupação de Gaza pelos egípcios e a tomada por Israel da Cisjordânia e Jerusalém Oriental durante a Guerra dos Seis Dias em 1967.

Apesar de esforços internacionais, incluindo os Acordos de Oslo de 1993 e o reconhecimento da Palestina como Estado observador permanente pela ONU em 2012, várias tentativas de alcançar a paz na região falharam.

O impasse persiste, com o Hamas recusando-se a reconhecer Israel como um Estado e reivindicando o território israelense para a Palestina. Enquanto a Palestina pede o fim da colonização de seu território e do bloqueio israelense à Faixa de Gaza, Israel exige o reconhecimento como um estado judeu.

O Hamas, uma organização islâmica com uma ala militar, emergiu em 1987 como um desdobramento da Irmandade Muçulmana. Em oposição aos Acordos de Oslo, o Hamas se apresenta como uma alternativa à Autoridade Palestina e recusa-se a dialogar com Israel. Reconhecido como uma organização terrorista pelos Estados Unidos, União Europeia e Israel, o Hamas tem sido acusado de receber apoio financeiro, armas e treinamento do Irã, além de doações de palestinos e organizações de caridade.

Please follow and like us:
Pin Share
RSS
Follow by Email