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Estratégias para Promover um Ambiente Escolar Mais Seguro

Lamentavelmente, situações de violência física e simbólica são uma realidade em muitas escolas brasileiras. Segundo o instituto DataSenado, 90% dos brasileiros temem que seus filhos ou pessoas próximas sofram algum tipo de violência no ambiente escolar. Em seu levantamento, o instituto também estimou que cerca de 6,7 milhões de brasileiros foram diretamente afetados pela violência escolar.

A necessidade de um ambiente seguro é inquestionável para o processo diário de ensino-aprendizagem e o bem-estar dos frequentadores da escola. Portanto, garantir a segurança dentro da comunidade escolar é uma preocupação constante para os gestores.

Diante desse desafiador contexto, a Árvore convidou Carolina Campos, fundadora e diretora do Vozes da Educação, para discutir ações e estratégias visando tornar as escolas ambientes mais seguros, estabelecendo uma cultura de paz. A seguir, apresentamos trechos da entrevista com a especialista.

1 – Quais são os principais obstáculos enfrentados pelos gestores na consolidação de uma cultura de paz e bem-estar nas escolas?

Enfrentamos diversos desafios, especialmente a ausência de protocolos em muitas escolas. A existência de um protocolo é crucial, proporcionando um guia de ações, comunicações e informação para lidar com incidentes. Contudo, apenas ter o documento não é suficiente; é essencial capacitar os profissionais escolares para aplicar efetivamente esse protocolo.

Além disso, é crucial dividir os acontecimentos em três momentos: prevenção, ação durante eventos e pós-evento. Ações preventivas, como engajamento parental e transformação do clima escolar, são vitais, mas muitas vezes negligenciadas devido à sobrecarga diária dos gestores.

2 – Como os gestores podem atuar na formação de suas equipes para cultivar um ambiente escolar seguro?

A segurança na escola abrange quatro aspectos: física, emocional, social e acadêmica. A formação docente deve abranger esses quatro tipos de segurança, garantindo que os educadores compreendam a importância de criar um ambiente onde todos se sintam seguros, pertencentes e capazes de aprender.

3 – Qual é a importância da integração eficaz entre a família e a escola na promoção da segurança na comunidade escolar?

A colaboração entre família e escola é essencial para criar um ambiente seguro. O engajamento parental, baseado na colaboração e não em cobranças, fortalece a segurança na escola. Escolas com situações de violência muitas vezes têm um clima escolar ruim, destacando a necessidade de envolver os pais na vida escolar de seus filhos.

4 – Quais medidas preventivas os gestores podem implementar para evitar situações de bullying e violência escolar?

Ações preventivas são cruciais. Criar um clima escolar positivo, onde professores e alunos se respeitam, é fundamental. Os educadores devem compreender as experiências adversas na infância e adotar uma abordagem compassiva diante de comportamentos problemáticos, reconhecendo que muitas vezes estão lidando com traumas.

5 – Como os gestores podem envolver a comunidade local e os órgãos públicos na promoção da segurança na escola?

É essencial que os gestores construam uma rede de apoio, envolvendo o conselho tutelar, polícia, agentes de saúde, ONGs e outros. Essa colaboração permite antecipar situações e criar um ambiente escolar mais seguro. O gestor desempenha um papel vital na construção dessa rede de apoio.

6 – O que deve ser considerado na elaboração de um fluxo de encaminhamento após situações de violência no âmbito escolar?

A elaboração de um fluxo de encaminhamento é crucial. É necessário estabelecer quem faz o quê em diferentes situações, considerando diferentes tipos de violência. Os fluxos devem ser adaptados às especificidades de cada escola, levando em conta se é pública ou privada, o número de alunos, a equipe educacional e a rede de apoio disponível.

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