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A Realidade da Educação Física nas Escolas

Para falar sobre a realidade da Educação Física nas escolas, primeiro, devemos falar sobre o desafio do professor nos dias atuais, que é transmitir cada vez mais saberes necessários ao desenvolvimento das competências do futuro.

E aqui pontuamos as principais dificuldades, citadas por muitos professores, em conversas ocasionais sobre a Educação Física escolar. As principais dificuldades são a inadequação do espaço, a falta de materiais, a resistência dos alunos às novas práticas e o desinteresse pela Educação Física.

Este artigo tem por finalidade mostrar a realidade e as dificuldades encontradas na docência do profissional de Educação Física dentro do ambiente escolar. E não, não se assuste. Embora o cenário pareça assustador, a Educação Física escolar tem avançado e, cada professor de Educação Física, tem se esmerado em oportunizar a melhor experiência aos seus alunos, mesmo com as dificuldades encontradas.

Como disse acima, a realidade das aulas de Educação Física, nas escolas públicas é caracterizada por aspectos desmotivantes à prática da atividade física, as dificuldades que os professores de Educação Física enfrentam no seu cotidiano de sala de aula como: falta de materiais, estrutura física inadequada, número excessivo de alunos, falta de vontade dos alunos e às vezes até do próprio professor por não ser valorizado no ambiente escolar.

Vale ressaltar que a Educação Física escolar propicia aos alunos atividades físicas planejadas, que permite o desenvolvimento e aprimoramento das esferas cognitivas, motoras e auditivas. Dessa forma, as crianças envolvidas podem compreender e/ou adaptar suas habilidades não somente no ambiente escolar, mas em todo e qualquer ambiente que tenha acesso. Com isso, essas crianças melhoram a saúde física e mental, socializam e desenvolvem habilidades úteis à vida.

Todavia, a educação vem atravessando grandes crises e dificuldades, começando pela baixa qualidade no ensino e o descaso com os professores e com a população brasileira. Isso piora a situação da Educação Física Escolar, pois é uma disciplina sem “status” e não está no mesmo nível das demais disciplinas.

E neste contexto, o professor de Educação Física acaba enfrentando muitas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, o que provoca desmotivação e consequentemente, tem influência direta nos resultados do processo ensino-aprendizagem.

Pois bem, vamos as dificuldades mencionadas:

  1. Inadequação do espaço: a aula é de Educação Física e, obviamente, é fator preponderante no desenvolvimento das aulas de Educação Física, pois é na quadra esportiva que as aulas ocorrem e a inadequação pode, eventualmente, impedir que determinadas práticas sejam realizadas. E aí o professor precisa adaptar as atividades aos espaços disponíveis, ou, os professores podem utilizar outros espaços, como praças próximas a escola, ou ainda, aplicar aulas teóricas.
  2. Falta de materiais: a falta de materiais adequados em número e qualidade para as práticas corporais dos alunos é o mais grave de todas as dificuldades, revelando uma certa desvalorização da Educação Física no contexto escolar. Para adaptar as aulas à falta de material, os professores adquirem o próprio material, ou solicitam aos alunos que tragam os materiais necessários para as aulas, ou ainda, confeccionam materiais.
  3. A resistência dos alunos para as atividades de Educação Física: essa resistência impõe dificuldade para o professor construir alternativas para contornar essa resistência por parte dos alunos e, na maioria das vezes, as práticas acabam sendo aquelas as quais eles estão habituados, como por exemplo, o futebol.
  4. O desinteresse dos alunos pelas aulas de Educação Física: há de se pensar em opções que permitam que o aluno possa participar ativamente das aulas de Educação Física. É importante que em seu planejamento, o professor aponte uma aplicação de metodologias mais lúdicas e motivadoras e que use a avaliação como meio de para a participação, visando que todos os alunos sejam ativos nas aulas de Educação Física.

O cenário não é animador, mas os professores de Educação Física precisam refletir e implementar propostas que substituam os modelos exclusivamente “esportistas”, ou “recreacionistas”. A educação Física Escolar é muito mais do que “bola”. O professor tem a missão de introduzir e integrar o aluno na esfera da Cultura Corporal de Movimento, formando o cidadão para produzi-la, reproduzi-la e também transformá-la, se necessário for.

Salienta-se que a Educação Física é uma disciplina que leva o aluno a viver em sociedade e a buscar os seus anseios futuros.

 

REFERÊNCIAS

BETTI, M. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, Suraya Cristina et.al. Realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões – Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.

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